Justiça

Gilmar é eleito o novo presidente da 2ª Turma do STF

O decano da Corte tomará posse em agosto, como sucessor de Edson Fachin

Gilmar é eleito o novo presidente da 2ª Turma do STF
Gilmar é eleito o novo presidente da 2ª Turma do STF
O ministro Gilmar Mendes, do STF. Foto: Fellipe Sampaio/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Gilmar Mendes foi eleito nesta terça-feira 17, por aclamação, o próximo presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Ele assumirá o cargo em agosto e terá um mandato de um ano.

Segundo o Regimento Interno, presidirá a Turma o ministro mais antigo, sem recondução, até que todos os integrantes tenham exercido o comando. O atual presidente do colegiado é Edson Fachin.

“Ao novamente assumir a presidência desta Turma, como fiel seguidor e defensor do Estado Democrático de Direito, da igualdade, das liberdades, dos direitos fundamentais e da segurança jurídica, estou certo de que o sentimento de cooperação e de diálogo nesse sentido há de prevalecer”, disse Gilmar após a aclamação.

Compõem a Segunda Turma, além de Gilmar e Fachin, os ministros Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

Na Primeira Turma estão Cristiano Zanin (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Apenas o presidente da Corte — atualmente Luís Roberto Barroso — não integra um dos colegiados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo