CartaExpressa
Ex-diretor da PRF processa advogados do Senado por informações enviadas ao STF
Defesa de Silvinei Vasques questiona ausência de assinatura do presidente da CPMI em documento
O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques apresentou uma ação para apurar suposta calúnia cometida por dois advogados do Senado, Cláudio Azevedo e Edvaldo Fernandes.
O pedido se refere ao envio ao Supremo Tribunal Federal de uma minuta com informações de seu depoimento à CPMI do 8 de Janeiro.
No documento, segundo alega a defesa do ex-chefe da PRF, os advogados teriam feito “insinuação sobre a prática de crime de falso testemunho no depoimento”.
“Após a oitiva do impetrante como testemunha, o Colegiado entendeu haver indícios de que o impetrante teria participado, enquanto Diretor-Geral da PRF, de possíveis fatos preparatórios ao 08 de janeiro. Chegou-se a cogitar, inclusive, a prisão do impetrante por falso testemunho”, diz um trecho da minuta.
A defesa ainda questiona a ausência da assinatura do presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), na minuta. Segundo os advogados, o congressista “deve ter se recusado” a chancelar o documento.
“Devem esclarecer ainda se houve falso testemunho e com que indícios e com que autoridade os requerentes insinuam algo tão grave”, diz outro trecho da petição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Nunes Marques suspende decisão da CPMI que quebrou sigilos de Silvinei Vasques
Por CartaCapital
Blitz em rodovias no 2º turno foi “pedido do TSE”, diz Silvinei
Por CartaCapital



