Justiça

Esposa de MC Poze é alvo de operação por suspeita de participação em sorteios ilegais

Polícia Civil investiga lavagem de dinheiro e atividades criminosas em rifas promovidas nas redes sociais da esposa do cantor

Esposa de MC Poze é alvo de operação por suspeita de participação em sorteios ilegais
Esposa de MC Poze é alvo de operação por suspeita de participação em sorteios ilegais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira 1º, uma operação contra sorteios ilegais promovidos nas redes sociais, tendo como alvo influenciadores digitais. O alvo principal da operação é Viviane Noronha, esposa do MC Poze do Rodo.

A Delegacia de Defraudações conduz a investigação, que apura suspeitas de crimes de jogo de azar, associação criminosa e lavagem de capitais. Não há mandados de prisão, apenas de busca e apreensão.

Divulgação Polícia Civil RJ

Além de Viviane, outros influenciadores foram investigados, entre eles Roger Rodrigues dos Santos, o “Roginho Dú Ouro”; Jonathan Luis Chaves Costa, conhecido como “Jon Jon”; e Leandro Medeiros, apelidado de “Lacraia”.

Em nota, a Polícia Civil do Rio apontou que a “ação tem como objetivo apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e dos bens sorteados aos supostos ganhadores”.

O esquema montado pelo grupo teria utilizado um aplicativo customizado, não auditado, para replicar características dos sorteios da Loteria Federal. A ação confere uma aparência de credibilidade ao esquema. Indícios coletados pelos investigadores, no entanto, apontam manipulação dos resultados para beneficiar os organizadores.

Rifas no Brasil exigem autorização da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda e são exclusivas para instituições sem fins lucrativos. A regra, portanto, torna o uso comercial feito por influenciadores ilegal.

Nos últimos anos, a polícia também tem apontado uma conexão crescente entre rifas ilegais promovidas por influenciadores e operações criminosas, incluindo o tráfico de drogas e o jogo do bicho. Um dos casos recentes, foi revelado pela operação Falsa Promessa, na Bahia. A ação também mirou influencers.

O influenciador e ex-BBB Nego Di, por exemplo, também teria usado o esquema de rifas ilegais para lavar dinheiro. Ele e a esposa, Gabriela Souza, foram denunciados, recentemente, pelo Ministério Público por crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso. O modus operandi é semelhante ao que estaria sendo usado pela esposa do MC Poze no esquema desmantelado nesta sexta-feira.

Pelas redes sociais, o MC Poze se manifestou sobre a operação, afirmando que foram apreendidos pelos agentes carros e joias. O artista disse que, apesar das buscas, ele e a esposa estão tranquilos e que a operação seria resultado de uma perseguição. Ainda nesta manhã, os anúncios das rifas suspeitas seguem publicados no perfil do artista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo