Justiça

Dino dá 30 dias para São Paulo apresentar plano de recomposição de pesquisadores ambientais

O ministro também solicitou a apresentação do planejamento para restauração de 1,5 milhão de hectares de áreas verdes

Dino dá 30 dias para São Paulo apresentar plano de recomposição de pesquisadores ambientais
Dino dá 30 dias para São Paulo apresentar plano de recomposição de pesquisadores ambientais
O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinou na tarde desta segunda-feira 17, que o estado de São Paulo apresente em até 30 dias um plano de recomposição de pesquisadores ambientais contendo fase de execução, critério de reposição, prazos de realização de concursos públicos e reestruturação das carreiras.

Dino pediu ainda, em até 15 dias, a apresentação de um cronograma para implementação e operacionalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) para os anos de 2026 e 2027, além de informar sobre as medidas de recuperação ambiental em curso na Estação Ecológica Jataí. Também solicitou a apresentação do planejamento para restauração de 1,5 milhão de hectares. Até o momento, foram restaurados apenas 25 mil hectares.

A decisão acontece no âmbito de uma ação ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade, que acusa o estado de ser o responsável pelo desmonte na política ambiental que inclui a extinção de órgãos ambientais, a concessão de áreas protegidas à iniciativa privada sem compensações ambientais adequadas, a fragilização da fiscalização e a redução de recursos destinados à prevenção de desastres.

Dino determinou que a União esclareça se as multas aplicadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram pagas pelo estado paulista e o estágio atual de tramitação.

Além disso, a União deve informar se foram implementadas medidas de recuperação ambiental na APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, na Floresta Nacional de Ipanema e na APA Serra da Mantiqueira, bem como apresentar informações detalhadas sobre ações de recuperação ambiental em curso ou programadas para a Terra Indígena Icatú e o atual estágio de execução.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo