Justiça

Dino convoca audiência pública para discutir queimadas em São Paulo

O ministro é o relator de um processo do PSOL que mira suposta omissão da União e do governo paulista no combate aos incêndios no estado em 2024

Dino convoca audiência pública para discutir queimadas em São Paulo
Dino convoca audiência pública para discutir queimadas em São Paulo
Flávio Dino, ministro do STF. Foto: Ton Molina/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, convocou, nesta quinta-feira 19, uma audiência pública para discutir o combate às queimadas em São Paulo. A reunião será realizada no dia 25 agora a partir das 9h, na sede do STF.

A convocação ocorre no âmbito de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADFP) iniciada pelo PSOL contra a União e contra o governo paulista após os incêndios florestais que atingiram o estado em 2024.

O partido argumenta “condutas omissivas e comissivas do poder público” que configurariam “afronta grave a preceitos fundamentais ligados à tutela do meio ambiente”. A sigla cita “o desmonte de estruturas fundamentais da política ambiental no Estado de São Paulo” e “a fragilização dos mecanismos de fiscalização” para justificar sua afirmação contra os governos Lula (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A lista de argumentos do PSOL na ação também incluí “a concessão de áreas legalmente protegidas para exploração por entes privados” e as reduções orçamentárias para ações de prevenção e combate a queimadas, “mesmo diante de sucessivos e intensos alertas climáticos”.

Dino, que é o relator do caso, informou ter recebido uma série de argumentos e dados encaminhadas pela União e pelo governo de SP para rebater as alegações do PSOL. Em seguida, disse considerar, então, “pertinente e indispensável a realização de audiência pública” para que o STF tenha mais embasamento antes de analisar o mérito do pedido da sigla.

Os interessados em participar da audiência precisam realizar a solicitação prévia junto ao STF “com indicação dos respectivos representantes, bem como dos pontos que pretendem abordar”. A lista de expositores aprovados será divulgada no dia 5 de agosto. O ministro também informou que deve convocar “especialistas com notória expertise sobre o tema” para participar, como convidados, da reunião.

A lista de convidados deve, ainda, incluir, além dos representantes do PSOL, o governador de São Paulo e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também serão chamados para o encontro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo