Justiça

Cerveró vai a Toffoli para anular todos os atos da Lava Jato contra ele

A defesa do ex-diretor da Petrobras pede ao ministro do STF a extensão de uma ordem que beneficiou Marcelo Odebrecht

Cerveró vai a Toffoli para anular todos os atos da Lava Jato contra ele
Cerveró vai a Toffoli para anular todos os atos da Lava Jato contra ele
Polícia Federal cumpre mandato de prisão preventiva contra o ex-diretor Nestor Cerveró dentro do aeroporto Riogaleão
Apoie Siga-nos no

Ex-diretor da Petrobras, o delator Nestor Cerveró recorreu ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira 26 com o objetivo de anular todos os atos da Lava Jato contra ele.

A petição protocolada pelos advogados de Cerveró pede que o ministro Dias Toffoli estenda ao ex-executivo da empresa decisões que beneficiaram Marcelo Odebrecht, em maio, e o empresário luso-brasileiro Raul Schmidt, na semana passada.

O documento se baseia em mensagens obtidas na Operação Spoofing, nas quais o então juiz Sergio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa em Curitiba, discutem os rumos da investigação.

Os defensores de Cerveró sustentam que ele teve seus direitos violados ao longo das apurações. Também dizem que o ex-diretor foi vítima de um conluio montado por integrantes do Ministério Público Federal e Moro.

Escreveram os advogados Alessi Fraga, Beno Braga e João Pedro Barreto: “Diante do conteúdo dos frequentes diálogos entre o ex-juiz federal e procuradores envolvidos em investigações de que resultaram as persecuções penais a que responde o ora peticionário, fica clara a mistura da função de acusação com a de julgar, corroendo-se as bases do processo penal democrático”.

Nestor Cerveró foi alvo da 8ª fase da Lava Jato. O executivo foi acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e participação na organização criminosa que teria desviado mais de 20 bilhões de reais da Petrobras e patrocinado partidos e campanhas políticas, segundo o MPF.

Ficou preso em Curitiba por pouco mais de um ano e deixou a cadeira após fechar uma delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Pelo acordo, o ex-diretor devolveu cerca de 18 milhões de reais à Petrobras.

Caso Toffoli não atenda ao pedido para estender os efeitos da decisão que beneficiou o ex-presidente da Odebrecht, a defesa de Cerveró requer que o ministro conceda uma ordem de ofício, ou seja, de iniciativa própria, para anular todos os atos da Lava Jato contra ele.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo