Justiça
‘Brasil quase voltou à ditadura porque um grupo político não soube perder’, diz Moraes
O relator afirmou que a organização liderada por Bolsonaro tentou se manter no poder pela força
O ministro Alexandre de Moraes afirmou nesta terça-feira 9, durante a continuidade de seu voto no julgamento da trama golpista, que o Brasil esteve próximo de retornar a uma ditadura em razão da atuação de uma organização criminosa liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O Brasil quase voltou a uma ditadura, que durou 21 anos, porque uma organização criminosa constituída por um grupo político não soube perder a eleição”, disse.
Segundo o relator, o núcleo político de Bolsonaro articulou ataques às instituições e desrespeitou um princípio fundamental da democracia: a alternância de poder. “Quem perde vira oposição e disputa as próximas eleições. Quem ganha, assume, e tenta se manter, mas pelo voto popular”, disse Moraes.
O ministro criticou a tentativa de permanência de Bolsonaro no poder por meios ilícitos. Citou a utilização de órgãos do Estado para fins políticos, a intimidação contra autoridades e as ações para deslegitimar o Judiciário. “Não se tenta permanecer coagindo, ameaçando gravemente, deslegitimando o Poder Judiciário de seu país”, afirmou.
Moraes concluiu que o objetivo da organização criminosa era se manter no poder à força, inclusive estimulando episódios de violência. “Não se tenta se manter com bombas em aeroportos”, declarou. O julgamento continua na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, que decidirá sobre a absolvição ou condenação dos réus.
Assista ao vivo:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro e aliados confessaram trama golpista em reunião ministerial, sustenta Moraes em voto
Por Vinícius Nunes
Embaixada dos EUA defende sanções contra Moraes durante julgamento de Bolsonaro
Por CartaCapital



