Justiça
Bolsonaro é condenado a indenizar jornalista por danos morais
O presidente acusou Bianca Santana de escrever fake news


O presidente Jair Bolsonaro foi condenado na quinta-feira 10 a indenizar em 10 mil reais a jornalista e colunista do UOL Bianca Santana. A decisão é do juiz César Augusto Vieira Macedo, do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Bianca foi acusada por Bolsonaro de escrever fake news. A acusação foi feita em uma live no dia 28 de maio, nas redes sociais do presidente. Na época, a jornalista havia publicado um texto em que citava relações entre amigos e familiares do presidente com os acusados do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro.
Dois meses depois, Bolsonaro se retratou. “Eu fiz a referência a várias reportagens de fake news e uma falei que era dela. Não era, tinha o nome dela lá embaixo. Houve equívoco da minha parte. Não era da jornalista Bianca Santana, minhas desculpas à Bianca Santana por esse equívoco nosso”, disse o presidente.
A jornalista pediu no processo 50 mil reais, mas com a retratação do presidente, o juiz determinou o valor de 10 mil. Bianca pretende transferir o dinheiro para o Instituto Marielle Franco.
Uma vitória, dentre tantas que a população negra deveria ter na justiça.
Uma condenação, dentre as agressões de @jairbolsonaro, seus filhos e ministros, feitas a jornalistas e comunicadoras constantemente.
Só a luta muda a vida!#QuemMandouMatarMarielle?https://t.co/6CSsWSptnK— Bianca Santana (@biancasantana) December 11, 2020
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Por 10 minutos, TV pública transmite aceno de Bolsonaro a motoristas
Por CartaCapital
Ivan Valente volta a pedir que Procuradoria investigue filho 04 de Bolsonaro
Por Alexandre Putti