Justiça

Blogueiro bolsonarista é preso em inquérito sobre atos antidemocráticos

Oswaldo Eustáquio foi detido no Mato Grosso do Sul, no âmbito da mesma investigação que resultou na prisão de Sara Winter

O blogueiro Oswaldo Eustáquio. Foto: Reprodução/YouTube
O blogueiro Oswaldo Eustáquio. Foto: Reprodução/YouTube

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira 26 o blogueiro Oswaldo Eustáquio, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a organização de atos antidemocráticos. A detenção ocorreu por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

A prisão ocorreu no âmbito do mesmo inquérito em que foi determinada a prisão da militante de extrema-direita Sara Winter.

Segundo informações do jornal O Globo, Eustáquio foi preso na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Recentemente, o blogueiro havia visitado um município na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Segundo investigadores, ele tentava fugir do país.

No entanto, Eustáquio anunciava na internet que estava no país vizinho com seu “núcleo de jornalismo investigativo”. Nas redes sociais, Eustáquio se apresenta como jornalista investigativo, conservador, “apaixonado pela verdade, inimigo da corrupção”.

Após a detenção, a conta do blogueiro publicou uma mensagem de protesto.

“O jornalista Oswaldo Eustáquio acaba de ser preso arbitrariamente! É o 8º preso político do Brasil”, diz a publicação.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!