Barrado no Congresso, canabidiol avança pela Justiça e investimentos privados

A Bancada da Bíblia impede o avanço da discussão; novas pesquisas sobre o composto receberão aportes de 15 milhões de reais

Ciência. USP, Unifesp e Federal da Paraíba conseguiram aportes para avançar nos estudos sobre os efeitos da cannabis em diferentes tratamentos

Apoie Siga-nos no

Estudo realizado nos Estados Unidos pela Universidade de Augusta e publicado na primeira semana do ano na revista científica Cannabis and Cannabinoid Researchs apresentou evidências de que o uso do canabidiol, também conhecido como CBD, traz importantes efeitos benéficos na redução do glioblastoma, o mais agressivo tipo de câncer cerebral conhecido. Em testes de laboratório realizados com células retiradas de tecidos humanos e implantadas em camundongos, o componente da maconha, segundo o estudo, “proporcionou significativa redução do tamanho do tumor e do microambiente tumoral estabelecido pelas células cancerosas, incluindo vasos sanguíneos e outros fatores de crescimento e disseminação”.

A novidade é um alento para pacientes, hoje submetidos a uma difícil cirurgia seguida por sessões de quimioterapia, e veio se somar à extensa lista de ­doenças que têm seus efeitos diretos ou secundários tratados com o canabidiol e outros derivados da planta. Atualmente, a substância é aplicada no tratamento de males como ansiedade e depressão, mal de Parkinson, Alzheimer, epilepsia, transtorno pós-traumático, diabetes, endometriose, enfermidades metabólicas em geral e até obesidade. Mas, enquanto o mundo avança no conhecimento e nas aplicações do uso medicinal da maconha, o Brasil divide-se entre um dinâmico setor científico e acadêmico que de forma constante apresenta novos estudos e pesquisas – e obtém financiamento – e um errático setor político e governamental que empurra o tema com a barriga, bloqueado por impasses e interesses comerciais e reacionários.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.