Justiça
As ações da Polícia Militar para impedir protestos na Papudinha
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre no local a pena de 27 anos de prisão pela trama golpista
A Polícia Militar do Distrito Federal detalhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, as ações realizadas para evitar protestos nos arredores da Papudinha, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre uma pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado.
O comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, Allenson Nascimento Lopes, informou ao ministro que em 21 de janeiro os agentes retiraram estruturas irregulares na entrada do complexo penitenciário.
A equipe policial iniciou, então, monitoramento 24 horas por dia para evitar novas aglomerações, com 14 viaturas e um efetivo de 60 agentes.
Os policiais estabeleceram um ponto fixo de bloqueio para fiscalizar e controlar a circulação de pessoas e veículos nas redondezas. Desde então, não identificaram manifestações em frente à Papudinha. O comandante acrescentou que o policiamento permanece no local e nas imediações do presídio, com vigilância contínua.
Na semana passada, apoiadores de Bolsonaro instalaram faixas e barracas nas redondezas da Papudinha. Em paralelo, ocorria a “caminhada pela paz”, promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), com destino a Brasília.
Com receio de repetição do que ocorreu em 8 de Janeiro de 2023, Moraes determinou que a PM-DF retirasse os manifestantes próximos ao presídio e fizesse o patrulhamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O clima para a sabatina de Jorge Messias às vésperas da retomada dos trabalhos no Senado
Por Vinícius Nunes
Pesquisa mede o potencial de voto e a rejeição das candidaturas de Lula e Flávio para 2026; veja os resultados
Por CartaCapital



