Justiça
Alguns alienígenas conheceram a coragem do Judiciário, diz Moraes após ataques de Musk
No plenário do STF, o ministro repetiu que ‘liberdade de expressão não é liberdade de agressão’


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta quarta-feira 10 que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão” e que “alienígenas tomaram conhecimento da coragem” da Justiça no País.
A declaração, proferida durante sessão plenária do STF, é uma reação à campanha deflagrada pelo empresário Elon Musk, dono do X, contra Moraes e decisões da Corte.
“O STF, a população brasileira e as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão. Liberdade da expressão não é liberdade para proliferação do ódio, do racismo e da homofobia. Sabem que liberdade de expressão não liberdade de defesa da tirania. Talvez alguns alienígenas não saibam, mas passaram a aprender e tiveram conhecimento da coragem e seriedade do Poder Judiciário brasileiro”, afirmou.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse na sessão que, por trás da alegação de liberdade de expressão, há “um modelo de negócios que vive do engajamento”.
“O ódio, a mentira, o ataque às instituições trazem mais engajamento que o discurso moderado, que a notícia verdadeira”, completou.
Já o decano Gilmar Mendes avaliou que a ofensiva de Musk “comprova a necessidade de que o Brasil, de uma vez por todas, regulamente de modo mais preciso o ambiente virtual”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Acossado pelo Supremo, Musk baixa o tom e diz que o X ‘respeita as leis’ no Brasil
Por Thais Reis Oliveira
Gilmar: campanha de Musk comprova que o Brasil precisa regulamentar as redes sociais
Por CartaCapital
Sem citar Musk, Lula critica ’empresário que nunca produziu no País’ por ataques ao STF
Por CartaCapital