Justiça

AGU derruba site estrangeiro que aplicava golpe com imagem de Haddad

A página simulava um portal de notícias brasileiro, com logotipos de veículos jornalísticos, para divulgar investimentos em criptomoedas

AGU derruba site estrangeiro que aplicava golpe com imagem de Haddad
AGU derruba site estrangeiro que aplicava golpe com imagem de Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante pronunciamento nesta quarta-feira 27. Foto: CanalGOV/Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União informou, na sexta-feira 16, ter conseguido bloquear um site estrangeiro que aplicava golpes usando o rosto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com promessas falsas de investimentos em criptomoedas.

O domínio simulava um portal de notícias brasileiro, utilizando símbolos de sites conhecidos no País para transmitir credibilidade, e foi retirada do ar após uma notificação extrajudicial da AGU, enviada na semana passada à empresa Public Domain Registry, responsável pela hospedagem do site e sediada nos Estados Unidos.

“Essa medida é bastante significativa”, avaliou o procurador Raphael Ramos Monteiro de Souza, da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, que atuou no caso. “Trata-se de mais um esforço de atuação do Estado Brasileiro, por meio da AGU e de órgãos parceiros, a fim de coibir a difusão de informações fraudulentas e práticas de ilícitos no ambiente digital”.

O braço jurídico do governo federal, que atuou a pedido do Ministério da Fazenda, argumentou que a página violava o direito fundamental à integridade informacional e poderia configurar crime de estelionato, na forma de fraude eletrônica. A ação da AGU também destacou que o conteúdo violava os próprios termos de uso da empresa que hospedava o domínio.

“O referido site, com nítida natureza fraudulenta, representa risco à segurança financeira das famílias brasileiras, uma vez que pretende ludibriar os usuários para que se cadastrem na plataforma e transfiram recursos financeiros, sob o pretexto de realizarem investimentos muito rentáveis”, apontaram os procuradores.

Não é a primeira vez que o rosto de Haddad é usado para golpes. No ano passado, um vídeo circulou nas redes sociais com um suposto depoimento do ministro de Lula sobre dinheiro esquecido nos bancos. O golpe levaria os contribuintes a pagarem uma taxa, que não é cobrada pelo governo, para a pessoa sacar o valor deixado nas instituições bancárias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo