Justiça

AGU cobra de redes sociais a exclusão de fake news que liga Dino aos irmãos Brazão

O vídeo publicado, contudo, mostra Dino confraternizando com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB)

AGU cobra de redes sociais a exclusão de fake news que liga Dino aos irmãos Brazão
AGU cobra de redes sociais a exclusão de fake news que liga Dino aos irmãos Brazão
Sessão da Primeira Turma do STF. Ministro Flávio Dino durante a sessão da Primeira Turma do STF. Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União pediu que as plataformas Facebook, X e Kwai removam, em até 24 horas, publicações que associam o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino aos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, presos sob suspeita de encomendar a morte da vereadora Marielle Franco.

Os pedidos foram encaminhados na quarta-feira 27 pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia. Ao todo, o braço jurídico do governo Lula (PT) solicita a exclusão de 79 postagens no Facebook, 40 no X e 17 no Kwai. Caso não ocorra a remoção, a AGU pede que o conteúdo seja marcado como “falso” pelas plataformas.

As postagens ganharam tração nas redes sociais no último domingo 24, quando a Polícia Federal prendeu Chiquinho, deputado federal pelo Rio de Janeiro, e Domingos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Os irmãos são apontados como mandantes do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes.

No conteúdo falso, perfis bolsonaristas afirmavam que um homem ao lado de Dino em imagens seria um dos mandantes do crime e tentavam ligar o PT ao assassinato.

O vídeo publicado, contudo, mostrava Dino confraternizando com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). O mesmo contéudo já havia sido usado de forma fraudulenta em janeiro, em posts que confundiam a identidade de Brandão com a de um homem preso por planejar um atentado a bomba em Brasília.

A gravação, segundo concluiu o Projeto Comprova, iniciativa que trabalha na análise da veracidade de informações divulgadas nas redes sociais, mostra Dino e o governador comemorando a vitória de Lula nas eleições de 2022.

À época, Brandão, reeleito em primeiro turno, publicou fotos da celebração. Ambos estão com as mesmas camisas e no mesmo ambiente onde o vídeo foi gravado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo