Justiça
Acareação no processo do golpe de Estado não terá transmissão pela TV
Os procedimentos acontecerão na próxima terça-feira 24, na sala de audiências do STF
As acareações autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado não terão transmissão pela TV, ao contrário do que ocorreu nos interrogatórios.
As acareações acontecerão na próxima terça-feira 24:
- às 10h, entre o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-ministro Walter Braga Netto; e
- às 11h, entre o ex-ministro Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes.
Os procedimentos ocorrerão na sala de audiências da Corte, em sessões fechadas, apenas com a presença de Moraes, dos acareados e de seus advogados.
Preso preventivamente desde dezembro, Braga Netto participará presencialmente, com equipamento de monitoramento eletrônico, e retornará à unidade prisional no Rio de Janeiro logo depois.
A acareação é um procedimento em que os envolvidos apresentam sua versão dos fatos frente a frente, a fim de apurar a verdade. Assim como nos interrogatórios, o réu não tem o compromisso de dizer a verdade, mas a testemunha (no caso, Freire Gomes), sim.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes dá 48 horas para Google informar quem publicou a ‘minuta do golpe’ na internet
Por CartaCapital
Moraes rejeita tentativa de Bolsonaro de atrasar a ação do golpe
Por CartaCapital
Ré do 8 de Janeiro que celebrou depredação do STF tende a receber pena pesada
Por CartaCapital



