Justiça

A tentativa do presidente do PCO de evitar no STF indenização a Kim Kataguiri

Se Flávio Dino não reconsiderar sua decisão, o caso irá a julgamento na Primeira Turma

A tentativa do presidente do PCO de evitar no STF indenização a Kim Kataguiri
A tentativa do presidente do PCO de evitar no STF indenização a Kim Kataguiri
Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A defesa do presidente do Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta, protocolou nesta terça-feira 2 um recurso contra a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, que obriga o pagamento de indenização ao deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

Dino negou na segunda-feira 1º um recurso de Pimenta e manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios que impõe indenização de 10 mil reais a Kataguiri por danos morais e ofensa à honra.

Nas redes sociais, o presidente do PCO chamou o deputado de “palhaço”, “genocida” e “nazistinha” por publicar uma campanha para barrar o envio de recursos federais à agência da ONU responsável pelos refugiados palestinos.

Em seu novo recurso, a defesa de Pimenta argumenta que a decisão de Dino “estrangula o debate público, instaurando verdadeira censura judicial indireta”. Sustenta ainda que Pimenta foi condenado por “emitir opinião política”, em um contexto de “disputa ideológica intensa sobre uma figura pública”, não por “divulgar fatos falsos, incitar violência ou ofender a dignidade humana”.

Caso Dino não reconsidere a sua decisão anterior, o caso irá a julgamento na Primeira Turma do STF, em plenário físico ou virtual.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo