Justiça
A nova mensagem de Eduardo Bolsonaro que entrou na mira de Moraes
O deputado licenciado é alvo de um inquérito por tramar nos EUA contra autoridades brasileiras


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decidiu, nesta quarta-feira 9, incluir uma nova publicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito que apura a trama do deputado licenciado nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
Trata-se de uma mensagem publicada no X em 29 de junho sobre a manifestação de Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo. Diz a postagem, em inglês: “A única maneira de o Brasil se alinhar com o Ocidente é por meio de Jair Bolsonaro — por meio de sanção contra Moraes“.
Segundo a nova decisão de Moraes, Eduardo “permanece praticando condutas com o objetivo de interferir e embaraçar o regular andamento” da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. Jair Bolsonaro é réu no processo, acusado de liderar a trama golpista.
Na última terça-feira 8, Moraes prorrogou por 60 dias o prazo para a Polícia Federal concluir o inquérito contra Eduardo.
O parlamentar, que continua nos Estados Unidos, se licenciou do mandato em março e passou a buscar punições a pessoas que, em sua avaliação, “violam os direitos humanos no Brasil”. Seu alvo número um é Moraes.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou a possível prática de três crimes ao pedir a abertura do inquérito ao STF: coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Gonet avalia que as ações de Eduardo se intensificam à medida que avança o processo contra o pai no Supremo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes multa o blogueiro Allan dos Santos por live contra o STF
Por CartaCapital
Moraes nega pedido de Filipe Martins de revogação de medidas cautelares
Por CartaCapital
AGU prepara possível defesa em ação nos EUA contra Alexandre de Moraes
Por Vinícius Nunes