Justiça

8 de Janeiro: Moraes autoriza condenado a visitar a filha em estado grave

Robson Victor de Souza cumpre em Minas Gerais uma pena de 14 anos de prisão

8 de Janeiro: Moraes autoriza condenado a visitar a filha em estado grave
8 de Janeiro: Moraes autoriza condenado a visitar a filha em estado grave
O ministro Alexandre de Moraes em julgamento da trama golpista, em 9 de setembro de 2025, na Primeira Turma do STF. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou Robson Victor de Souza, condenado a 14 anos de prisão pelos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, a visitar diariamente a filha, internada em estado grave em Juiz de Fora (MG).

Na petição, a defesa afirmou que a paciente sofre de infecção generalizada, doença de Crohn grave e infecções no fígado. Os advogados acrescentaram que ela precisará de uma cirurgia com “alto risco de morte” e pediram o aval do magistrado para Robson acompanhar a filha diariamente até a estabilização pós-procedimento.

Moraes acolheu a solicitação, mas impôs condições. Determinou que os deslocamentos ocorram no horário de visita fixado pelo hospital e mediante escolta policial discreta e sem uso de armas. Além disso, ordenou que a defesa de Robson informe ao tribunal quando ocorrerá a cirurgia. O condenado cumpre pena em uma organização militar de Juiz de Fora desde setembro de 2025.

Entre os 1.399 responsabilizados por envolvimento na invasão às sedes dos Três Poderes há três anos, 179 continuam presos, de acordo com um relatório divulgado pelo gabinete de Moraes na última quinta-feira 8.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo