Justiça
8 de Janeiro: Moraes autoriza condenado a visitar a filha em estado grave
Robson Victor de Souza cumpre em Minas Gerais uma pena de 14 anos de prisão
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou Robson Victor de Souza, condenado a 14 anos de prisão pelos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, a visitar diariamente a filha, internada em estado grave em Juiz de Fora (MG).
Na petição, a defesa afirmou que a paciente sofre de infecção generalizada, doença de Crohn grave e infecções no fígado. Os advogados acrescentaram que ela precisará de uma cirurgia com “alto risco de morte” e pediram o aval do magistrado para Robson acompanhar a filha diariamente até a estabilização pós-procedimento.
Moraes acolheu a solicitação, mas impôs condições. Determinou que os deslocamentos ocorram no horário de visita fixado pelo hospital e mediante escolta policial discreta e sem uso de armas. Além disso, ordenou que a defesa de Robson informe ao tribunal quando ocorrerá a cirurgia. O condenado cumpre pena em uma organização militar de Juiz de Fora desde setembro de 2025.
Entre os 1.399 responsabilizados por envolvimento na invasão às sedes dos Três Poderes há três anos, 179 continuam presos, de acordo com um relatório divulgado pelo gabinete de Moraes na última quinta-feira 8.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
8 de Janeiro: lembre como a imprensa estrangeira repercutiu condenações do STF
Por Agência Brasil
O apelo de senadores a Moraes por prisão domiciliar para Bolsonaro
Por Maiara Marinho
