Esporte

Senegal vence Equador e vai às oitavas da Copa do Mundo do Catar

O Equador, que venceu o Catar na estreia por 2 a 0 e empatou em 1 a 1 com a Holanda na segunda rodada, fecha sua participação no Grupo A do Mundial

Equador e Senegal se enfrentaram pelo Grupo A da Copa do Mundo - foto: AFP
Apoie Siga-nos no

A seleção do Senegal se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar ao derrotar nesta terça-feira o Equador por 2 a 1, no estádio Internacional Khalifa.

Os senegaleses saíram na frente pouco antes do intervalo com um pênalti convertido por Ismaila Sarr (42), até que os equatorianos empataram aos 22 do segundo tempo com Moisés Caicedo. Mas dois minutos depois, Kalidou Koulibaly fez o gol da vitória dos africanos.

O Equador, que venceu o Catar na estreia por 2 a 0 e empatou em 1 a 1 com a Holanda na segunda rodada, fecha sua participação no Grupo A do Mundial com 4 pontos, atrás dos 6 de Senegal e dos 7 dos holandeses, que no outro jogo da chave derrotaram os anfitriões por 2 a 0.

Neste jogo decisivo, o jovem time treinado pelo argentino Gustavo Alfaro sofreu um choque de realidade. Por mais que enfrente Brasil e Argentina nas Eliminatórias, a Copa do Mundo é outra coisa. E Senegal, atual campeão da África, tem mais experiência neste tipo de competição.

Pressão senegalesa

Senegal, que precisavam obrigatoriamente da vitória para se classificar, começou tomando a iniciativa do jogo e tendo as primeiras grandes chances de gol.

Logo aos dois minutos, Ismaila Sarr avançou pela esquerda e cruzou para Idrissa Gueye, que mandou na rede pelo lado de fora. Pouco depois, Boulaye Dia recebeu na área e bateu forte rasteiro, mas a bola passou à direita do goleiro Hernán Galíndez (8).

O técnico Aliou Cissé mostrou que estudou a seleção do Equador e atacou pelos lados, principalmente pela direita, onde Youssouf Sabaly e Iliman Ndiaye, uma das novidades do time titular, levavam a melhor sobre Pervis Estupiñán.

Aos 18 minutos, Senegal teve sua terceira chance, com Ismaila Sarr emendando bom chute que passou perto da trave equatoriana.

Os sul-americanos tentavam se defender mantendo a posse de bola, mas ofensivamente não levavam perigo ao adversário.

E aos 42 minutos os senegaleses foram recompensados, em outra subida pela esquerda de Saar, que foi derrubado na área por Piero Hincapié. Na cobrança do pênalti, o próprio jogador do Watford deslocou o goleiro para fazer 1 a 0.

Equador acorda no segundo tempo

No intervalo, a seleção equatoriana tinha que trocar o ‘chip’, já que não tinha outra alternativa a não ser sair em busca do empate.

Alfaro tirou Alan Franco e Carlos Gruezo, as duas novidades do time titular, promoveu as entradas de Jeremy Sarmiento e José Cifuentes, que em quatro minutos deu o primeiro chute do Equador na direção do gol desde o início da partida.

Os equatorianos tomaram a iniciativa do jogo no segundo tempo, mas não conseguiam encontrar uma forma de superar a defesa senegalesa. Até que em um escanteio cobrado pela direita a bola foi desviada por Félix Torres e Caicedo apareceu na segunda trave para empatar.

Mas a alegria durou pouco para os sul-americanos, que sofreram o segundo gol dois minutos depois, após a defesa afastar mal uma bola levantada na área em cobrança de falta que Koulibaly aproveitou para mandar para as redes.

O Equador ainda tentou o empate com Gonzalo Plata, em um chute defendido por Edouard Mendy (75), mas foram poucos os méritos para sonhar com a classificação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo