Esporte
Pelé celebra aniversário de 81 anos e Santos presta homenagem
‘Rei, atleta do século, o melhor de todos os tempos, o maior da história’, escreveu o Santos, clube que revelou Pelé ao mundo


Pelé completa 81 anos nesta sábado 23 e celebra seu aniversário com bastante animação, apesar de sua saúde frágil após uma operação para remover um tumor que o manteve internado por um mês em setembro.
“Meu aniversário está chegando! Já preparou o bolo?”, escreveu o ex-jogador nas redes sociais na véspera, ao lado de uma foto sorridente comendo um bolo decorado com um campo de futebol e uma bola.
Edson Arantes do Nascimento, único jogador de futebol a vencer três Copas do Mundo (1958,1962,170), está fazendo tratamento quimioterápico, indicado para pessoas com câncer. No entanto, nenhum diagnóstico foi confirmado após sua alta hospitalar em 30 de setembro, depois de uma cirurgia para remoção de um tumor no cólon que o deixou na UTI por vários dias.
Nesta semana, Pelé garantiu em suas redes que a cada dia está “mais perto de fazer um gol”.
Na manhã deste sábado, os votos de parabéns para o ilustre aniversariante do dia se multiplicaram.
O Santos, onde Pelé brilhou, desejou ao ídolo “vida longa” e enviou uma mensagem através das redes: “Feliz aniversário (…) E muito obrigado por existir”.
“Rei, atleta do século, o melhor de todos os tempos, o maior da história. O rótulo pode variar, mas a essência é sempre a mesma: Pelé, Eterno e Infinito”, acrescentou o clube.
23/10/40. Três Corações, Minas Gerais. Nascia o filho da Dona Celeste e do Seu Dondinho. Nascia, também, a pessoa que ia transformar o futebol.
Rei, melhor de todos os tempos, maior da história. O rótulo pode variar, mas a essência é sempre a mesma: Pelé. Eterno e infinito. pic.twitter.com/sLeeSAMsbb
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) October 23, 2021
O Santos também anunciou uma homenagem ao seu ídolo na partida deste sábado contra o América-MG pelo Brasileirão. Os jogadores vão usar nas camisas um escudo desenhado em homenagem a Pelé. Além disso, após 10 minutos de jogo, os torcedores vão cantar parabéns ao lendário ‘camisa 10’, e serão exibidos vídeos com depoimentos de personalidades do esporte e da música, informou a equipe paulista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.