Esporte

Ministro francês do Interior diz ser impossível garantir ‘risco zero’ de atentado nas Olimpíadas

Entre as principais preocupações do governo francês estão a presença de 326 mil pessoas que estarão na capital exclusivamente para os Jogos Olímpicos e a proteção das delegações estrangeiras com chefes de Estado

Foto: LUDOVIC MARIN / AFP
Apoie Siga-nos no

O jornal francês Le Parisien traz nesta terça-feira (9) uma entrevista exclusiva com o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, sobre o plano de segurança para a Olimpíada de Paris. Ele detalha como as forças de segurança se preparam para a tão aguardada cerimônia de abertura no rio Sena e garante que tudo ocorrerá bem, porém nega ‘risco zero’ de atentados.

Entre as principais preocupações do governo francês estão a presença de 326 mil pessoas que estarão na capital exclusivamente para os Jogos Olímpicos, a proteção das delegações estrangeiras e dos chefes de Estado e de governo e o temor de atentados, em um momento em que a França elevou o nível de alerta terrorista ao máximo.

No entanto, Darmanin reconhece que o risco zero de ataques não existe. O ministro lembra que, no ano passado, a cidade de Marselha, no sul da França, sediou a Copa do Mundo de Rúgbi, ao mesmo tempo em que acolheu o rei e a rainha da Inglaterra e depois o papa Francisco. Enquanto a realização de todos esses três eventos foram um sucesso na segurança, a cidade de Arras, no norte do país, foi palco de um atentado terrorista.

Limpeza do rio Sena

O jornal Le Figaro aborda os trabalhos de limpeza do rio Sena para os Jogos Olímpicos de Paris. Análises feitas pela ONG Surfrider Foundation, entre setembro de 2023 e março deste ano, mostram uma concentração elevada de dois tipos de bactérias nas águas que deverão acolher algumas competições. Esses patógenos que estão acima do nível recomendado pelas autoridades podem suscitar problemas digestivos e cutâneos nos nadadores, ressalta o diário.

No entanto, o prefeito da grande região parisiense, Marc Guillaume, que coordena os trabalhos para deixar o rio Sena limpo para os Jogos, minimiza os estudos. Segundo ele, as análises da ONG Surfrider foram feitas em períodos em que a capital francesa foi atingida por chuvas, impedindo a limpeza das águas pelas usinas de desinfecção. Guillaume garante que no verão, época em que a Olimpíada e a Paralimpíada vão ocorrer, técnicas superiores de tratamento deixarão o Sena pronto para acolher os nadadores.

Ainda dentro dos preparativos para Paris 2024, em breve serão montados os anéis olímpicos diante da Torre Eiffel. A cada edição das Olimpíadas, a instalação que representa os cinco continentes é erguida na cidade sede. Segundo o jornal Les Echos, na capital francesa, esse emblemático monumento terá 15 metros de altura e 29 metros de largura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo