Educação
Tema da redação do Provão Paulista vaza e governo Tarcísio diz que investigará
No dia do início da aplicação do exame para estudantes do 3º ano do ensino médio, o tema ‘Desafios do combate à fome’ circulava no Tik Tok


O tema da redação do Provão Paulista, avaliação aplicada pelo governo de São Paulo como uma alternativa para ingresso nas instituições de ensino superior do estado, vazou entre candidatos.
Na quarta-feira 29, o tema Desafios do combate à fome já circulava entre usuários do TikTok.
Apenas os alunos do 3º ano do ensino médio teriam a aplicação do exame na quarta, com continuidade nesta quinta-feira 30. Já estudantes do 1º e do 2º anos farão o exame na sexta-feira 1º e na segunda-feira 4. A Secretaria de Educação adiou o exame devido à greve do Metrô e da CPTM na capital paulista na terça-feira.
A responsável pela aplicação do Provão é a Fundação Vunesp.
Em nota, a Secretaria de Educação anunciou que investigará o caso e disse ter recebido “informações de possível vazamento do tema da redação em três escolas localizadas na zona leste de São Paulo, em Campinas e São Carlos”.
Às 18h desta quinta-feira, a Seduc e a Vunesp divulgaram os cadernos de questões do Provão Paulista do 3º ano. De acordo com a pasta, os estudantes poderão conferir seu desempenho na prova em janeiro, quando as folhas de resposta estarão digitalizadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comissão da Câmara aprova PL que prevê atuação ostensiva de guardas municipais nas escolas
Por CartaCapital
Vereadores de Manaus aprovam projeto que autoriza uso pedagógico da Bíblia em aulas
Por CartaCapital
MEC suspende autorização para novos cursos EAD em 17 áreas; confira a lista
Por CartaCapital
TCU aponta irregularidades em caso dos pastores do MEC e determina mudança na liberação de verbas
Por CartaCapital