STF garante a reabertura do prazo para isenção de taxa do Enem

A prova está marcada para os dias 21 e 28 de novembro deste ano

 Foto: Marcelo Casall Jr./Agência Brasil

Foto: Marcelo Casall Jr./Agência Brasil

Educação

O Supremo Tribunal Federal garantiu, nesta sexta-feira 3, a reabertura  da inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio para os alunos que pedirem isenção de taxas. 

A decisão suspende a exigência de justificativa para os alunos que faltaram ao exame de 2020. Segundo edital do MEC, os candidatos ausentes da prova do ano anterior só teriam a isenção da taxa em 2021 se justificassem o motivo da falta. Partidos e entidades, então, acionaram o STF questionando a regra.

“Não se pode exigir prova documental do que não pode ser documentalmente comprovado. O contexto excepcional de agravamento da pandemia, presente na aplicação das provas do Enem 2020, justifica que, excepcionalmente, se dispense a justificativa de ausência na prova para a concessão de isenção da taxa no Enem 2021”, escreveu o ministro Dias Toffoli, relator do pedido.

 

 

No voto, o magistrado ressaltou as dificuldades impostas pela pandemia causada pela Covid-19, principalmente aos estudantes de baixa renda.

“A aludida exigência acaba por penalizar os estudantes que fizeram a difícil escolha de faltar às provas para atender às recomendações das autoridades sanitárias para conter a disseminação da covid-19”, afirmou o ministro relator.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem