Educação

Sociedade civil compõe debate sobre teto de gastos

A ministra do Supremo Tribunal Federal nomeou organizações da sociedade civil para debate sobre inconstitucionalidade do teto de gastos

Sociedade civil compõe debate sobre teto de gastos
Sociedade civil compõe debate sobre teto de gastos
Apoie Siga-nos no

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, aceitou na condição de “amicus curiae” organizações da sociedade civil na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) nº 5685, que questiona a constitucionalidade dos dispositivos da Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que impõe um teto de gastos ao orçamento por 20 anos.

Claudia Costin: “Com teto de gastos, ser professor nunca será atraente”

Isso significa que as instituições nomeadas poderão oferecer esclarecimentos sobre o debate e contribuir com teses em defesa dos interesses públicos. Estão entre elas: a Campanha Nacional pelo Direito a Educação, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE), a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), a Defensoria Pública da União (DPU), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Sociedade Brasileira de Bioética, e o Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).

Aprovada em dezembro do ano passado pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a EC nº 95/2016 determina que nenhum investimento nas áreas sociais seja superior ao reajuste inflacionário no período de 20 anos. Em resumo, a emenda constitucional praticamente inviabiliza as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 (Lei 13.005/2014).

Sem PNE, presente e futuro do país estão ameaçados

Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito a Educação, Daniel Cara, a nomeação pelo STF é um reconhecimento ao trabalho e à história da instituição. “Atuar contra a EC n° 95/2016 é a forma mais decisiva de garantir o direito à educação nas próximas décadas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo