Educação

Bolsas do CNPq serão reajustadas em até 94%; confira os novos valores

Reajustes valem para oito modalidades de pesquisa e vão beneficiar 6.500 bolsistas; pagamentos reajustados começam em agosto

Os ataques à ciência e ao conhecimento afugentam os cérebros. Cada vez mais doutores buscam oportunidades fora do País. Foto: iStockPhoto
Apoie Siga-nos no

O governo federal anunciou, nesta terça-feira 18, que vai promover um reajuste de até 94% nas bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, 6.500 bolsistas serão beneficiados com os aumentos, que contemplam oito modalidades, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Os novos valores serão pagos a partir do próximo mês de agosto. Segundo o Ministério, os aumentos anunciados hoje vão exigir um investimento de 202 milhões de reais. Os recursos virão do CNPq, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, bem como de instituições parceiras, a exemplo da Embrapa e da Fiocruz.

As oito modalidades contempladas são as seguintes: Iniciação Tecnológica e Industrial, Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, Especialista Visitante, Extensão no País, Apoio Técnico em Extensão no País, Fixação e Capacitação de Recursos Humanos (Fundos Setoriais), Apoio à Difusão do Conhecimento e Iniciação ao Extensionismo.

A maior parte dos reajustes giram na casa dos 30%. O aumento mais expressivo acontece nas bolsas de Iniciação ao Extensionismo, que passam de 360 para 700 reais mensais (+94%). Para especialistas visitantes, os valores são divididos por níveis. No nível 1, o valor passará de 5 mil para 6,5 mil reais. Nos níveis 2 e 3, cujas remunerações atuais são, respectivamente, 3,5 e 2,5 mil, os valores vão passar para 4.550 e 3.250, respectivamente.

A tabela completa com as modalidades, os diferentes níveis, os novos valores e reajustes pode ser acessada no site  do ministério.

Segundo o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, os reajustes não foram anunciados antes “porque os novos valores dependiam de recursos de fontes externas e, para isso, foram necessários estudos e negociações com cada parceiro” para que os valores viáveis fossem definidos. Galvão definiu as bolsas como “principal instrumento de atração de pessoal qualificado no âmbito de parcerias temáticas do CNPq”. 

Em fevereiro, o governo Lula (PT) promoveu aumentos em uma série de bolsas de pesquisa no país, incluindo as de mestrado e doutorado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo