Economia

Verde Asset, de Luis Stuhlberger, se diz vítima de fraude na crise da Americanas

O fundo também critica a empresa por só afastar executivos quase um mês após o comunicado sobre ‘inconsistências contábeis’

Verde Asset, de Luis Stuhlberger, se diz vítima de fraude na crise da Americanas
Verde Asset, de Luis Stuhlberger, se diz vítima de fraude na crise da Americanas
Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O fundo Verde Asset divulgou uma carta na qual se diz “vítima de uma fraude” na crise da Americanas. Alega ainda que, embora o prejuízo sofrido seja relativamente pequeno com as debêntures da varejista, exercerá seu “dever fiduciário” de proteger os cotistas.

“Temos a maior fraude da história corporativa do Brasil, um buraco de mais de 20 bilhões de reais”, diz o fundo no texto, divulgado nesta segunda-feira 6. “Há quanto tempo que esta fraude existe, quem foram os principais responsáveis e beneficiários, é assunto que será amplamente discutido e explorado no Judiciário.”

O Verde Asset também critica a Americanas por só afastar executivos da alta administração quase um mês após o comunicado em que disse ter identificado “inconsistências contábeis” de 20 bilhões de reais nos balanços.

Os gestores do Verde argumentam ter como dever a busca de falhas no processo de investimento, mas ponderam que a Americanas era controlada “por três acionistas considerados (até então) os melhores gestores de negócios do País, e com balanços auditados por uma das principais empresas do setor”.

Trata-se de uma referência aos bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, que detêm 30,1% das ações da varejista, enquanto o segundo maior acionista, a gestora de fundos de investimento Capital Group, conta com 9,91%. Sicupira também integra o conselho de administração.

Na semana passada, o presidente Lula (PT) criticou Lemann, um dos chamados “acionistas de referência” da Americanas. A empresa entrou em recuperação judicial no mês passado e declarou dívidas de 43 bilhões de reais.

Em entrevista à RedeTV, o petista afirmou que a fraude não é uma mera “pedalada”, mas uma “motociata”.

“Esse Lemann era vendido como suprassumo do empresário bem-sucedido no Planeta Terra. Era o cara que financiava jovens para estudar em Harvard e formar um novo governo, era o cara que falava contra a corrupção todos os dias. Depois, ele comete uma fraude que pode chegar a 40 bilhões de reais“, declarou.

O Verde Asset é uma espécie de fundo de investimentos multimercado, com diferentes categorias de ativos em sua carteira. Foi criado em 1997 por Luis Stuhlberger.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo