Economia

Tributação de jogos na internet compensará mudanças na tabela do IR, diz Haddad

‘Já falei com o presidente sobre isso e ele é a favor. Jogo no mundo todo é tributado’, afirmou o ministro da Fazenda

Tributação de jogos na internet compensará mudanças na tabela do IR, diz Haddad
Tributação de jogos na internet compensará mudanças na tabela do IR, diz Haddad
Haddad viu na ata do Copom um certo voto de “confiança” na política econômica - Imagem: Valter Campanato/ABR
Apoie Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira 1º que o governo Lula (PT) pretende tributar os “jogos da internet”, em uma referência ao mercado de apostas eletrônicas, em expansão no Brasil.

A medida, segundo o ministro, compensará a perda de arrecadação com as mudanças na faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda.

“Vamos regulamentar [os jogos]. Nós reajustamos a tabela do IR e isso tem uma perda pequena de arrecadação, mas tem. Nós vamos compensar com a tributação sobre esses jogos eletrônicos que não pagam nenhum imposto e levam uma fortuna de dinheiro do País”, disse Haddad em entrevista ao UOL.

Segundo ele, a Fazenda enviará neste mês a proposta de regulamentação à Casa Civil, que deverá reunir outros ministérios envolvidos no tema.

“Já falei com o presidente sobre isso e ele é a favor. Jogo no mundo todo é tributado.”

Questionado sobre quanto o governo espera arrecadar com a regulamentação, Haddad declarou que os números “estão variando muito”.

“Esse é um dos problemas que nós temos internamente para apurar melhor. Tem duas secretarias trabalhando no assunto, a Receita Federal e a Secretaria de Reforma Econômica para fazer a estimativa de arrecadação, e os números não estão convergindo”, prosseguiu. “O modelo está pronto, mas é preciso uma estimativa um pouco mais precisa. E as estimativas não estão convergentes. Mas é coisa da ordem de bilhões.

Neste mês, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, a Unafisco, estimou que a correção na tabela do Imposto de Renda anunciada por Lula isentará mais 13,2 milhões de brasileiros.

Em 16 de fevereiro, o presidente confirmou, além do reajuste do salário mínimo para 1.320 reais, a isenção de quem recebe até 2.640 reais por mês.

“Vamos começar a isentar em 2.640 reais até chegar em 5 mil reais de isenção. Tem que chegar, porque foi compromisso meu e vou fazer”, disse Lula à CNN Brasil, mencionando como objetivo uma promessa firmada durante a campanha de 2022.

Com a mudança na tabela, os isentos passarão dos 8,87 milhões atuais para 22 milhões – a diferença projetada pelo Unafisco é de 13.154.254 pessoas.

A última atualização da tabela de Imposto de Renda ocorreu em 2015. A falta de atualização faz com que cada vez mais brasileiros, em especial os de menor renda, passem a pagar o tributo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo