Economia
Tributação de jogos na internet compensará mudanças na tabela do IR, diz Haddad
‘Já falei com o presidente sobre isso e ele é a favor. Jogo no mundo todo é tributado’, afirmou o ministro da Fazenda


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira 1º que o governo Lula (PT) pretende tributar os “jogos da internet”, em uma referência ao mercado de apostas eletrônicas, em expansão no Brasil.
A medida, segundo o ministro, compensará a perda de arrecadação com as mudanças na faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda.
“Vamos regulamentar [os jogos]. Nós reajustamos a tabela do IR e isso tem uma perda pequena de arrecadação, mas tem. Nós vamos compensar com a tributação sobre esses jogos eletrônicos que não pagam nenhum imposto e levam uma fortuna de dinheiro do País”, disse Haddad em entrevista ao UOL.
Segundo ele, a Fazenda enviará neste mês a proposta de regulamentação à Casa Civil, que deverá reunir outros ministérios envolvidos no tema.
“Já falei com o presidente sobre isso e ele é a favor. Jogo no mundo todo é tributado.”
Questionado sobre quanto o governo espera arrecadar com a regulamentação, Haddad declarou que os números “estão variando muito”.
“Esse é um dos problemas que nós temos internamente para apurar melhor. Tem duas secretarias trabalhando no assunto, a Receita Federal e a Secretaria de Reforma Econômica para fazer a estimativa de arrecadação, e os números não estão convergindo”, prosseguiu. “O modelo está pronto, mas é preciso uma estimativa um pouco mais precisa. E as estimativas não estão convergentes. Mas é coisa da ordem de bilhões.”
Neste mês, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, a Unafisco, estimou que a correção na tabela do Imposto de Renda anunciada por Lula isentará mais 13,2 milhões de brasileiros.
Em 16 de fevereiro, o presidente confirmou, além do reajuste do salário mínimo para 1.320 reais, a isenção de quem recebe até 2.640 reais por mês.
“Vamos começar a isentar em 2.640 reais até chegar em 5 mil reais de isenção. Tem que chegar, porque foi compromisso meu e vou fazer”, disse Lula à CNN Brasil, mencionando como objetivo uma promessa firmada durante a campanha de 2022.
Com a mudança na tabela, os isentos passarão dos 8,87 milhões atuais para 22 milhões – a diferença projetada pelo Unafisco é de 13.154.254 pessoas.
A última atualização da tabela de Imposto de Renda ocorreu em 2015. A falta de atualização faz com que cada vez mais brasileiros, em especial os de menor renda, passem a pagar o tributo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O tal mercado deve compreender que a ‘bucha’ herdada por Lula não é pequena, diz Haddad
Por CartaCapital
Expectativa era de que a Petrobras anunciasse uma queda maior da gasolina, admite Haddad
Por CartaCapital
Rumores de um golpe de Estado levaram Lula a prorrogar desoneração de combustíveis até hoje, diz Haddad
Por CartaCapital