Economia

Sindicatos vendem botijão de gás a R$ 73 nesta quinta em protesto contra a política de preços da Petrobras

Segundo os organizadores da ação, serão comercializados 850 botijões com desconto de até 51% em comparação com o preço máximo praticado

O edifício sede da Petrobras, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Federação Nacional dos Petroleiros e o Observatório Social da Petrobras promoverão nesta quinta-feira 14 uma ação de venda de botijões de gás de cozinha a 73 reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Amazonas.

O “Dia Nacional do Gás a Preço sem PPI” é um protesto contra a política de preços da Petrobras – a empresa transfere para o consumidor interno os custos do barril de petróleo no mercado internacional e da cotação do dólar.

Segundo os organizadores da ação desta quinta, serão comercializados 850 botijões com desconto de até 51% em comparação com o preço máximo praticado pelo mercado.

Entre 3 e 9 de abril, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis apontou que em alguns municípios de Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia e Pará, o botijão de 13 quilos era vendido a 150 reais.

Em comunicado divulgado pela FNP, o economista Eric Gil Dantas, do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais, afirma que “o preço sem PPI é necessário e possível de ser praticado”.

“A atual estrutura de custos da Petrobras permite cobrar valores bem mais em conta para os brasileiros. O pré-sal nos deu grande quantidade de insumos a baixos custos, que podem ser transformados em combustível e GLP, graças ao nosso grande parque de refino.”

Veja os pontos de venda, conforme anúncio do sindicato:

São José dos Campos (SP) – o cadastro se inicia às 8h de quinta-feira e os botijões começam a ser distribuídos a partir das 10h, na Rua Fauze Dimas Lumumbá Gonçalves, 578, Jardim Santa Inês I. Para comprar o gás, é preciso apresentar comprovante de endereço.

Cubatão (SP) – é necessário fazer o cadastro nesta quarta 13, na sede da Associação dos Trabalhadores Desempregados, na Rua Cidade de Pinhal, 68, Centro. Serão entregues 150 cupons numerados e cada um dará direito à compra de um botijão no dia seguinte. A venda do gás acontece a partir das 9h desta quinta, no mesmo local do cadastro.

São Sebastião (SP) – toda a ação ocorrerá na quinta-feira, no bairro Topolândia, no depósito da Ultragaz, na Rua José Machado Rosa, 12, esquina com a Rua São Benedito. O cadastro, a entrega de cupom e a compra do gás acontecerão neste mesmo endereço. Serão comercializados 150 botijões

Maceió (AL) – o cadastro, a entrega de cupons e a venda de gás acontecerão a partir das 9h desta quinta, na Praça Cícero, próximo ao terminal de ônibus do Benedito Bentes. Serão comercializados 200 botijões.

Manaus (AM) – o cadastro e a retirada do cupom devem ser feitos nesta quarta, a partir das 15h, no Bruno Gás, na Rua Thomas Edson, 33, bairro Planalto. A venda do gás acontece na quinta, a partir das 8h, no mesmo local. A ação será direcionada, principalmente, a beneficiários de programas sociais, com a distribuição de 100 botijões.

Rio de Janeiro (RJ) – o cadastro, a retirada do cupom e a compra do gás serão realizados na quinta, a partir das 10h, na Comunidade Beira Rio, no Jardim América. Serão disponibilizados 100 botijões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo