Economia
Lula diz que tendência é vetar taxação de importações de US$ 50, mas fala em negociar
Extinguir a isenção é uma demanda do varejo brasileiro e atingiria diretamente plataformas de e-commerce como Shein e AliExpress


O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira 23 que a tendência é vetar uma eventual decisão do Congresso Nacional de taxar as compras internacionais de até 50 dólares. Ele considera, no entanto, a possibilidade de “negociar” uma solução.
Extinguir a isenção para essas compras é uma demanda do varejo brasileiro e atingiria diretamente plataformas de e-commerce como Shein e AliExpress.
A retomada da taxação consta do relatório do projeto sobre o Mover, programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação. A matéria está pronta para votação na Câmara dos Deputados e, na sequência, terá de passar pela análise do Senado.
“A tendência é vetar, mas a tendência também pode ser negociar”, disse Lula a jornalistas no Palácio do Planalto.
“Cada um tem uma visão a respeito do assunto. Veja, quem é que compra essas coisas? São mulheres, jovens, e tem muita bugiganga. Nem sei se essas bugigangas competem com as coisas brasileiras”, prosseguiu o presidente. “Como você vai proibir as pessoas pobres, meninas e moças que querem comprar uma bugiganga, um negócio de cabelo, sabe?”
Lula ainda declarou ser necesário encontrar uma saída para “não tentar ajudar um prejudicando outro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Decisão histórica’: o comentário de Lula ao reconhecimento do Estado da Palestina por países europeus
Por CartaCapital
Eleitores de Vitória avaliam governo Lula em nova rodada da Paraná Pesquisas; veja os resultados
Por CartaCapital
Lula sanciona a extensão de benefício ao setor de eventos até 2026
Por Wendal Carmo