Economia

Light entra com pedido de recuperação judicial com dívidas de R$ 11 bilhões

A empresa vinha sofrendo prejuízos relacionados com os furtos de luz no Rio de Janeiro, que, segundo o comunicado da empresa, acabam causando a redução de arrecadação

Light: empresa tem dívida bilionária. Foto: Light/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Light informou, na manhã desta sexta-feira 12, que entrou com pedido de recuperação judicial em caráter de urgência, com dívidas que somam 11 bilhões de reais.

“Conforme previamente informado ao mercado, a companhia vem, em conjunto com seus assessores financeiros e legais, avaliando alternativas e empreendendo esforços na busca do equacionamento de obrigações financeiras próprias e de outras pelas quais é também coobrigada, inclusive mediante tratativas com certos credores no âmbito de procedimento de mediação devidamente instaurado e em curso na presente data”, destacou em fato relevante publicado pela empresa.

O pedido foi feito três meses após a contratação de uma assessoria financeira.

Segundo a companhia, os resultados de suas subsidiárias continuam se agravando, o que influenciou no pedido de urgência de análise judicial. A demanda visa, ainda, assegurar a proteção e a manutenção dos serviços prestados no âmbito das concessões de titularidade do Grupo Light.

O pedido ajuizado na na 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro ocorre apesar da existência de lei que veda as concessionárias de serviços públicos de energia de recorrerem a regimes de recuperação judicial.

A empresa vinha sofrendo prejuízos relacionados com os furtos de luz no Rio de Janeiro, que, segundo o comunicado da empresa, acabam causando a redução de arrecadação.

Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas feito em 2022, cerca de 10% do valor das contas de luz no Rio são para ressarcir a Light dos gatos feitos por outras pessoas.

No ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou que a distribuidora de energia repasse até 40% das perdas com os furtos aos consumidores nas contas de luz. Via concessão, a Light atende 31 municípios do Rio de Janeiro. De acordo com o site da empresa, na área de concessão são 11,6 milhões de consumidores.

De acordo com o comunicado, a empresa segue com capacidade operacional:

“A Companhia mantém e reafirma a confiança em sua capacidade operacional e comercial para a negociação e aprovação de um plano de recuperação que lhe permita implementar o pretendido equacionamento e, com isso, restabelecer o seu equilíbrio econômico-financeiro”.

Leia a íntegra do fato relevante publicado nesta sexta:

Fato Relevante – Ajuizamento de pedido de Recuperação Judicial da Light S.A. (1)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo