CartaExpressa
Justiça rejeita pedido de recuperação judicial da operadora do Starbucks
Operadora – que também comanda a Subway, TGI Fridays e Brazil Airports Restaurants no País -, deve 1,8 bilhão de reais


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou nesta quarta-feira 1º o pedido de recuperação judicial da SouthRock Capital, empresa que opera as marcas Subway e Starbucks no Brasil. A companhia deve recorrer da decisão.
A decisão de negar o pedido foi do juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1 Vara de Falências de São Paulo. Conforme o documento, o magistrado considerou que as alegações feitas pela SouthRock eram muito genéricas.
Leonardo negou ainda o pedido de tutela de urgência para a manutenção do contrato de franquia com a matriz da Startbuck nos Estados Unidos.
Para ele, é necessário que seja constatado in loco a situação da empresa para saber as “reais condições de funcionamento” da mesma.
SouthRock alega ter dívidas
De acordo com o pedido, a operadora – que também comanda TGI Fridays e Brazil Airports Restaurants no País -, deve 1,8 bilhão de reais.
A SouthRock Capital alegou necessidade de ‘proteger financeiramente algumas operações’ e também uma tentativa de ajuste do ‘modelo do negócio à realidade atual’.
Em comunicado, a empresa citou itens como inflação e taxa de juros como motivadores do pedido de recuperação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.