Economia
Inflação: IPCA-15 fecha mês de abril em 1,73%, maior índice em 27 anos
Gasolina puxa a alta e o acumulado em 12 meses registra 12,03%


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação, chegou a 1,73% em abril, após marcar 0,95% em março. Os dados, divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira 27, mostram novos recordes. A taxa é a maior para o mês desde 1995 e teve uma variação mensal que não é vista desde fevereiro de 2003.
Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 12,03%. Um aumento de 1,24% em relação ao mesmo período anterior.
O alto preço da gasolina foi o principal fator para o aumento da inflação, respondendo por 0,48 pontos percentuais.
Os outros combustíveis também apresentaram alta, elevando o preço dos transportes para 3,43% na prévia do mês.
O levantamento também apontou que os alimentos estão ainda mais caros em abril. O grupo de alimentação e bebidas apresentou uma alta de 2,25% no mês. Entre os produtos que mais tiveram seus preços afetados estão o tomate, o leite e a cenoura.
O resultado fugiu das expectativas do mercado que previam a taxa de inflação próxima dos 7,65%. O balanço do IBGE mostra que a taxa é mais que o dobro da meta para o ano.
Apesar da alta, a inflação ainda registra menos pontos percentuais do que no ano de 2021, de 10,06%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.