Economia

Inflação fica em 0,26% em setembro, influenciada pelo aumento da gasolina

Segundo o IBGE, seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em setembro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A inflação oficial fechou o mês de setembro com alta de 0,26%, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira 11. O crescimento no índice foi puxado pelo aumento na gasolina.

A taxa registrada nesta quarta ficou levemente acima do índice de agosto, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou aumento de 0,23%. No ano, o IPCA acumula alta de 3,50% e, nos últimos 12 meses, de 5,19%.

Segundo o IBGE, seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em setembro. Os maiores impactos foram no ramo dos Transportes e da Habitação. Entre as quedas, o destaque é o grupo de Alimentação e bebidas.

“A gasolina é o subitem que possui maior peso no IPCA. Com essa alta, acaba contribuindo de maneira importante para o resultado do mês de setembro”, explica André Almeida, gerente do IPCA.

O item, informa o IBGE, subiu 16,18% no ano. Neste mês, a nova alta na gasolina foi de 2,8%. O óleo diesel (+10,11%) também contribuiu com o aumento no grupo, assim como o gás veicular (+0,66%). Só o etanol registrou queda de 0,62%.

Nesse grupo de Transportes, informa ainda o IBGE, há uma alta no preço das passagens aéreas, que saltou 13,47% e também contribuiu significativamente no total do IPCA do mês.

Já na área de Habitação, o mês ficou marcado pelo aumento na conta de energia elétrica, que aumentou 0,99% e fez o índice saltar no grupo.

No campo das quedas, o grupo de Alimentação e bebidas sofreu deflação puxada pelo recuo de preços da alimentação em domicílio. Itens como batata-inglesa (-10,41%), cebola (-8,08%), ovo de galinha (-4,96%), leite longa vida (-4,06%) e carnes (-2,10%) registraram forte recuo no mês.

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados de 30 de agosto a 28 de setembro de 2023 (referência) com os preços vigentes entre 29 de julho e 29 de agosto de 2023 (base). O IBGE monitorou ainda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve alta de 0,11% em setembro, abaixo da variação registrada em agosto, de 0,20%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo