CartaExpressa
Eletrobras anuncia nova identidade visual e passa a se chamar Axia Energia
O nome marca a nova fase da companhia, fundada em 1962 e privatizada em 2022, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL)


Em comunicado dirigido ao mercado financeiro nesta quarta-feira 22, a Eletrobras afirmou que trocará de nome e passará a se chamar Axia Energia.
O nome marca a nova fase da companhia, fundada em 1962 e privatizada em 2022, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). A nova identidade, de acordo com a empresa, “consolida o processo de transformação iniciado em 2022, que tem tornado a companhia mais inovadora, ágil e preparada para responder aos desafios tecnológicos, regulatórios e de mercado”.
O comunicado destaca que o nome Axia tem origem no grego e signfica “valor”, remetendo à ideia de “eixo, aquilo que conecta, sustenta e gera movimento”. A alteração da marca, frisou a Eletrobras no documento, não traz implicações em seus compromissos contratuais, empresariais ou regulatórios.
Em abril, os acionistas da Eletrobras aprovaram o acordo que amplia os espaços da União em seu conselho de administração. Uma assembleia extraordinária confirmou também a distribuição de 1,8 bilhão de reais em dividendos adicionais sobre o lucro do ano passado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.