Economia

Conta de luz fica mais cara a partir desta terça, decide Aneel

Em maio, agência havia informado que não haveria cobrança extra em 2020; decisão foi revogada por unanimidade

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta segunda-feira 30 uma cobrança extra na conta de luz dos brasileiros. A partir desta terça-feira 1º, será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, o que representa uma taxa extra de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A decisão contraria comunicado feito pela Aneel no dia 26 de maio. Na oportunidade, a agência informou que não haveria cobrança extra na conta de luz até o final de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

“Trata-se de mais uma medida emergencial da agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19”, informou a Aneel na ocasião.

No entanto, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, a diretoria da Aneel decidiu, por unanimidade, revogar o despacho que mantinha as contas de luz em bandeira verde.

“Naquele momento a agência teve a sensibilidade de suspender o mecanismo de cobrança das bandeiras… mas neste momento, guardando a governança do setor elétrico brasileiro… se mostra necessário reativarmos a bandeira para conscientizarmos a população do uso racional e eficiente de energia elétrica”, declarou o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz.

Acompanharam o relator o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, e os diretores Elisa Bastos Silva e Hélvio Neves Guerra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo