Economia
Conselho de Administração aprova Magda Chambriard como nova presidente da Petrobras
Executiva começou a carreira na estatal ainda nos anos 1980 e substituirá Prates, demitido por Lula no último dia 14 de maio, no comando da empresa


O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a eleição da nova presidente da estatal. Em reunião realizada nesta sexta-feira 24, o grupo escolheu o nome de Magda Chambriard para chefiar a companhia.
Ela vai substituir Jean Paul Prates na presidência da Petrobras. Na última quarta-feira 22, o Comitê de Elegibilidade da companhia aprovou a indicação de Chambriard.
Além disso, segundo a Petrobras, não será necessária a convocação de uma Assembleia de Acionistas. Com a decisão, Chambriard será, também, conselheira de Administração da companhia.
Quem é Magda?
Ela, que é mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, começou sua carreira na Petrobras em 1980. Magda Chambriard será a segunda mulher a comandar a Petrobras – a primeira foi Graça Foster, entre 2012 e 2015.
Ainda no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), Chambriard foi diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Antes, em 2002, ela passou a integrar a ANP para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção.
No grupo, ela esteve à frente das superintendências de Exploração e de Definição de Blocos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Magda Chambriard é aprovada pelo comitê e deve ser nomeada como presidente da Petrobras na sexta
Por CartaCapital
Petrobras retira cinco refinarias do plano de privatização
Por Wendal Carmo
Saída de Prates da Petrobras ocorreu porque o governo quer acelerar investimentos, diz Silveira
Por CartaCapital
Os principais desafios de Magda Chambriard após assumir o comando da Petrobras
Por Mahatma Ramos dos Santos, Ticiana Alvares Oliveira e Jose Sergio Gabrielli