Economia
Confiança dos consumidores dos EUA registra queda em junho
Índice foi impactado pelas tarifas impostas por Donald Trump


A confiança dos consumidores nos Estados Unidos se deteriorou novamente em junho, após uma recuperação em maio, em meio a preocupações com o impacto das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, de acordo com um barômetro divulgado nesta terça-feira 24.
O índice que avalia esta confiança, publicado pela associação profissional Conference Board, caiu de 98,4 pontos em maio para 93 em junho, uma diferença de 5,4 pontos.
Os analistas esperavam uma ligeira melhora, segundo o consenso publicado pela MarketWatch.
A queda observada em junho “apaga quase metade dos fortes ganhos” do mês anterior, observa Stephanie Guichard, economista do Conference Board, citada no comunicado.
“As tarifas [implementadas pelo governo Trump] ainda estão muito presentes na mente dos consumidores e associadas a preocupações sobre seu impacto negativo na economia e nos preços”, acrescenta.
Outro barômetro de confiança do consumidor, publicado em meados de junho pela Universidade de Michigan, destacou uma recuperação no humor dos americanos em comparação ao mês anterior.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump diz que pode aumentar tarifas sobre carros importados em ‘futuro não muito distante’
Por AFP
Canadá considera tarifas de Trump sobre aço e alumínio ‘ilegais e injustificadas’
Por AFP
Trump anuncia acordo com a China com tarifas de 55% e acesso a terras raras; Pequim não confirma
Por CartaCapital
Os oligarcas da América
Por CartaCapital