CartaExpressa

Brasil registra dois casos de gripe aviária no Espírito Santo

A confirmação da infecção pelo vírus, porém, não altera a condição do Brasil como País livre da doença

Brasil registra dois casos de gripe aviária no Espírito Santo
Brasil registra dois casos de gripe aviária no Espírito Santo
(Lam Yik Fei/Bloomberg/Getty Images)
Apoie Siga-nos no

O Brasil registrou dois casos de gripe aviária em aves silvestres no litoral do Espírito Santo, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira 15. Em nota, a pasta afirmou ainda que a confirmação da infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicida não altera a condição do Brasil como País livre da doença.

“Cabe destacar que a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA [Organização Mundial da Saúde Animal] não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, destacou.

O Brasil é o mais exportador de carnes de frango no mundo. A gripe aviária afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode ser transmitida para humanos por meio do contato direto com a carne do animal.

A Associação Brasileira de Proteína Animal informou em nota que, apesar da confirmação dos casos, não espera qualquer mudança em relação ao abastecimento interno de produtos avícolas.

“É importante reiterar que a situação foi registrada em duas aves marinhas migratórias, e não ocorreu dentro do sistema industrial brasileiro, que segue os mais rígidos protocolos de biosseguridade”, pontuou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo