Economia

Ao governo, Hurb se compromete a honrar pacotes de viagens já vendidos

A empresa recebeu mais de 11 mil reclamações de consumidores só nos três primeiros meses de 2023

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O novo CEO da Hurb, Otávio Brissant, se comprometeu a entregar um plano de reestruturação para atender os contratos que ainda não foram cumpridos. O acordo aconteceu em reunião nesta sexta-feira com o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

A empresa terá até dia 22 deste mês para enviar o documento ao governo.

Em abril, a Senacon abriu um processo administrativo após um número massivo de reclamações contra a plataforma de viagens por calote aos hotéis e companhias aéreas inclusas em seus pacotes. Foram mais de 11 mil reclamações só nos três primeiros meses de 2023.

A Hurb já havia sido notificada pela Senacon em 2022 e convidada a prestar esclarecimento sobre as reclamações apresentadas contra a empresa. Foi iniciada uma negociação de Termo de Ajustamento de Conduta, mas processo não foi levado adiante.

Brissant se comprometeu a melhorar os processos internos da empresa e adotar medidas que assegurem o cumprimento dos direitos dos consumidores. A Hurb também responderá todas as reclamações dos consumidores na plataforma consumidor.gov.br – no entanto, plataformas como o ReclameAqui não foram citadas.

De acordo com Wadih Damous, “o objetivo das tratativas com a plataforma é resolver a pendência dos consumidores, para que eles tenham a convicção que os seus contratos serão cumpridos”. Não houve menção ao pagamento para hotéis e companhias aéreas, inclusive fora do País.

Em nota, a Hurb diz reconhecer os problemas enfrentados pela empresa que afetaram tanto passageiros quanto empresas parceiras e ressalta que todas as questões foram “remapeadas”.

Otavio Brissant assumiu a liderança da plataforma após o fundador e Ceo, João Ricardo Mendes, deixar o cargo voluntariamente.

Diante a insegurança trazida pela plataforma, diversos hotéis e companhias aéreas no Brasil e em outros países não aceitam mais reservas feitas por meio da plataforma. Na nova leva de reclamações, usuários relatam terem tido suas passagens canceladas horas antes do embarque ou chegarem ao destino para descobrir que a hospedagem também havia sido cancelada por falta de pagamento.

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