Diversidade
Organização LGBT entra na justiça contra Silas Malafaia por transfobia
O pastor atacou o empresário Thammy Miranda, que foi anunciado pela Natura na propaganda do Dia dos Pais

O pastor Silas Malafaia será denunciado por transfobia após atacar o empresário Thammy Miranda, que foi anunciado pela Natura para propaganda do Dia dos Pais.
A ação, que será apresentada nesta quinta-feira 30, é movida pelo grupo Aliança Nacional LGBTI, que acusa o pastor de injúria qualificada.
Malafaia disse que a Natura colocou “uma mulher para fazer papel de homem” e que isso feria os “valores cristãos”. O pastor iniciou uma campanha de boicote à marca em suas redes sociais.
Além de Malafaia, deputados bolsonaristas, ligados à ala mais radical da extrema-direita, criticaram a empresa.
Filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou que a decisão da Natura era uma “conduta totalmente atípica para padrões brasileiros”. O parlamentar também desrespeitou a identidade de gênero de Thammy, o chamando de mulher.
A LGBTfobia é considerada crime de racismo no Brasil há mais de um ano, em uma decisão história do STF.
Thammy recebe apoio
Ao mesmo tempo que foi atacado por transfóbicos, Thammy passou a receber mensagens de apoio de personalidades como Babu Santana, Bruno Gagliasso e Felipe Neto. “O Thammy é gigante, e isso incomoda demais a turma preconceituosa”, escreveu o youtuber.
Neto, que recentemente publicou um vídeo criticando Bolsonaro no The New York Times, se colocou à disposição da Natura para fazer propaganda de graça.
Conforme prometido em 2017, torno-me neste momento garoto propaganda da Natura, de graça, caso a marca queira me receber. Se não quiser, por favor, entrem em contato.
Colocarei inserção publicitária em alguns vídeos informando como comprar produtos Natura e incentivando a marca. https://t.co/L1ofLRKrKX
— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) July 29, 2020
Até mesmo políticos do próprio partido de Eduardo Bolsonaro saíram em defesa de Thammy. Foi o caso da deputada estadual Janaína Paschoal. “Jesus Cristo nunca pregou a exclusão. Minha solidariedade a Thammy Miranda e sua família”, manifestou-se a deputada.
Em Democracias, maiorias não asfixiam minorias. Jesus Cristo nunca pregou a exclusão. Minha solidariedade a Thammy Miranda e sua família.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) July 29, 2020
Fico assustado com a intolerância por que passa o Thammy e todas as pessoas trans do Brasil. Todo meu carinho aos que enfrentam diariamente essa batalha. 🌻🌈 #TolerânciaSim #MaisAmor
— Bruno Gagliasso – Pai de 3 (@brunogagliasso) July 28, 2020
GÊNIO! Elon Musk disse que está desenvolvendo um chip que, uma vez implantado, permitirá que o idiota deixe o thammy fazer propagando do dias dos pais igual a todo pai já que ele é pai so do filho dele e não está querendo ser pai do seu pic.twitter.com/RnFNhvBF0m
— Whindersson 🏠 (@whindersson) July 28, 2020
Ver essa foto no Instagramsão coisas que precisamos pra enfrentar a vida. Ela é a prova viva de muito amor e proteção 😂❤️😉
Um minuto, por favor…
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.