Cultura

assine e leia

Para exorcizar o apartheid

No romance A Promessa, vencedor do Booker Prize em 2021, o escritor Damon Galgut percorre quatro décadas de história da África do Sul

Galgut escreveu seu primeiro romance aos 17 anos - Imagem: David Parry/TBP
Apoie Siga-nos no

O romancista e dramaturgo Damon Galgut, de 58 anos, cresceu em Pretória, na África do Sul, no auge do apartheid. Escreveu seu primeiro romance aos 17 anos e foi duas vezes pré-selecionado para o Booker ­Prize antes de vencê-lo, no ano passado, com A Promessa.

O livro, lançado no mercado de língua inglesa em 2021 e agora traduzido para o português, abrange quatro décadas tumultuadas – de 1986 a 2018 – no país. A trama acompanha o desejo de uma matriarca branca de legar sua propriedade a um empregado negro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo