Cultura

Guia rápido: o que assistir na Virada Cultural de São Paulo

O festival terá 1200 atrações espalhadas por toda a cidade, estimando público de 5 milhões de pessoas

Apoie Siga-nos no

Capital da Cultura. O slogan, anunciado em fevereiro pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e seu secretário de Cultura, Alê Youssef, parece se concretizar às metas ambiciosas da Virada Cultural deste ano, que acontece entre este sábado 18 e domingo 19.

Com 188 mil reais a mais que o orçamento do festival em 2018 – são 18,8 milhões de reais em investimento -, a Virada deste ano terá 157% a mais de pontos de atividades, espalhados por todas as 32 subprefeituras. Em 2018, o público foi de 3 milhões de pessoas. Para este ano, a expectativa é de 5 milhões (41% da população paulistana).

Pretendendo concorrer ao Guiness de maior festival de cultura do mundo, a Virada SP de 2019 vai se dividir entre museus, CEUs, SESCs, teatros, centros culturais, casas de cultura, bibliotecas e a própria rua. Para a segurança dos paulistanos, haverá 3 bases de segurança (as 3 no Centro da cidade) e mais de 5000 policiais militares pelas ruas. Metrô, CPTM e 111 linhas de ônibus funcionam durante 24 horas nos dois dias de evento.

Confira abaixo indicações de CartaCapital para a Virada:

Música

As principais atrações se apresentam no Anhangabaú. A noite de sábado é marcada por artistas de distintos gêneros: Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso apresentam o show “Ofertório” às 21 horas. O rapper Criolo faz a Virada à 0h de domingo. Já durante o dia, a carioca Anitta se apresenta ao meio-dia de domingo. A tarde de domingo é marcada pela dupla AnaVitória, às 14h30 e o sertanejo Lucas Lucco às 17h.

É a primeira vez que cantores sertanejos se apresentam no festival, existente desde 2005. No palco da Luz, alguns dos maiores do gênero se apresentam no domingo, como a dupla Marcos & Belutti às 12h e a paranaense Naiara Azevedo às 17h.

Ambas as atrações contam com tradutores em Libras. O recurso estará presente em 23 palcos e 71 atrações do festival. A iniciativa é do programa Cultura Inclusiva, uma parceria entre as secretarias Municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência.

Também é a primeira vez que há atrações exclusivamente para o público de música gospel. As apresentações acontecem no palco da Sé.

Para os roqueiros, também há um palco exclusivo, na avenida Rio Branco. No sábado se apresentam Nação Zumbi às 18h, Di Ferrero às 21h, Scalene às 23h. Na madrugada de domingo, os goianos Boogarins sibem ao palco à 1h, Garotos Podres às 3h. Já durante o domingoi, a banda Sepultura toca às 9h30, haverá um tributo ao Raul Seixas às 12h e Pitty às 14h. Para fechar o dia tem Ira! às 16h30.

O palco Brasil 360 terá Carne Doce à 0h de domingo e Cordel do Fogo Encantado às 3h.

O pop também agita a noite do festival, mais especificamente na avenida Cásper Líbero. Alice Caymmi se apresenta às 23h, um esquenta para Karol Conka à 1h. No domingo, às 11h, se apresenta Jão. E às 17h, o capixaba Silva.

A República vira palco da diversidade. Marina Lima se apresenta junto de Letrux às 19h. À 1h, Preta Rara, Kaya Conky e Pepita transformam o palco para o rap. Um esquenta para a grande da madrugada: Pablo Vittar às 4h.

No domingo, o funk também está presente na Praça do Patriarca. Às 11h, MC Carol e Tati Quebra Barraco dão o tom. Às 14h, Céu mistura-se ao Tropkillaz.

O rap ganha notoriedade ainda maior e se espalha por diversos pontos. No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, às 18h, se apresenta Rashid. No Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes toca Emicida, à 1h. No mesmo local, a cantora de pop Iza se apresenta às 17h do dia seguinte.

Já na Praça Brasil, às 23h, tem Rincon Sapiência. No domingo às 17h, Criolo toma conta do local. No mesmo horário, mas no Centro Cultural do Grajaú, canta Baco Exu do Blues.

Maria Rita dita o ritmo às 22h de sábado no palco da Freguesia do Ó. No dia seguinte, Vanessa da Mata é a estrela às 17h na avenida São João.

Exaltasamba se reúne no domingo às 15h no palco de M’Boi Mirim. No mesmo horário, se apresenta o grupo Pixote no Céu Água Azul.

Zélia Duncan e Tetê Espíndola cantam juntas às 21h de sábado no Copan, em homenagem aos 70 anos de Itamar Assumpção. A filha do artista, Anelis Assumpção, se apresenta com Tulipa Ruiz e Negro Leo às 10h30 de domingo no mesmo lugar.

Cinema

No Centro Cultural São Paulo, há uma virada dos filmes de ação de Quentin Tarantino e uma seleção de filmes japoneses. O Masp, na Avenida Paulista, apresenta uma seleção de filmes do Cinema Novo.

Além dos shows e seleções cinematográficas especiais, há a Viradinha Cultural – com programação exclusivamente infantil, exposições em museus da cidade, apresentações de circo e orquestras, além de festas e cortejos carnavalescos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo