Cultura

assine e leia

Limites aos titãs da tecnologia

A Lei dos Mercados Digitais, aprovada na Europa, é a primeira a de fato regular a atuação das seis big techs

Controle. A Amazon, por exemplo, será obrigada a solicitar permissão aos usuários antes de coletar e armazenar seus dados – Imagem: Sea Cow/Seattle
Apoie Siga-nos no

A quarta-feira 6 foi um momento marcante para a indústria tecnológica – ou, pelo menos, para a parte dela que pretende fazer negócios nos países da União Europeia. Nesse dia, seis das maiores empresas do mundo tiveram de começar a cumprir a Lei dos Mercados Digitais (em inglês, Digital ­Market Act, ou DMA) da União Europeia. Trata-se da mais abrangente lei destinada a regulamentar as atividades das big techs em um dos maiores mercados do mundo.

A lei visa, entre outras coisas, promover a concorrência leal e limitar o poder de mercado das maiores empresas de tecnologia, chamadas, no jargão do mercado, de gatekeepers, ou seja, aqueles que decidem quem entra e quem sai. O texto estava em gestação há muito tempo e foi, desde o início, vigorosamente contestado pelas big techs.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo