Justiça suspende encerramento de exposição que trazia foto de Lula e FHC

Pedido de retirada partiu de um vereador do PTB, que alegou que o espaço público precisa ser 'usado de maneira isenta'

Justiça suspende encerramento de exposição que trazia foto de Lula e FHC

Cultura,Justiça

A Justiça mineira suspendeu os efeitos de decisão que determinava a retirada das fotografias da exposição “Democracia em disputa” da fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), no centro de Juiz de Fora, em Minas Gerais

Uma das fotos trazia o ex-presidente Lula abraçando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante a posse do petista, em 2003.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais havia deferido liminar para que os painéis fotográficos fossem retirados, após ação popular iniciada pelo vereador Sargento Mello Casal (PTB-MG) em que alegava que as fotografias poderiam causar danos no imóvel tombado, e que a exposição “não passa de discurso político de repúdio aos movimentos progressistas e, especialmente, ao governo municipal”.

Em primeira instância, a liminar concedida pelo juiz Marcelo Alexandre do Valle Thomaz chamou as fotos de “peças publicitárias” e proibiu a instalação por ocorrer na fachada de um prédio tombado. A instalação foi fixada na área externa para se adequar as medidas sanitárias impostas pela pandemia da covid-19. A Prefeitura recorreu da decisão.

Em grau de recurso, o desembargador Mauricio Soares entendeu que neste caso, a importância da livre exposição da opinião deve se impor sobre a proteção do patrimônio público, dado que a exposição não apresenta risco ao imóvel e se sobrepõe somente a algumas janelas do pavimento superior.

(Reprodução/institutodademocracia.org)

“A determinação de retirada das imagens implicará supressão total do direito à manifestação de pensamento e à liberdade de expressão, artística e cultural”, afirma trecho da decisão.

A exposição conta a história da construção da democracia no Brasil desde 1945 até o momento atual, por meio de sequência de fotos representativas de momentos cruciais para a construção de nossas instituições políticas.

A mostra organizada pelo INTC Democracia, dirigida por Leonardo Avritzer, cientista político e professor titular da UFMG, estreou em Juiz de Fora em julho deste ano.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem