Cultura

assine e leia

Envergonhar para lucrar

Cathy O’Neil, escritora e matemática, mostra como a vergonha é fabricada e explorada em diversos setores e, em especial, nas redes sociais

Ilustração: Pilar Velloso
Apoie Siga-nos no

Cathy O’Neil é escritora, matemática e autora do best seller Algoritmos de Destruição em Massa (Editora Rua do Sabão). Seu último livro, lançado agora no Brasil, se chama A ­Máquina da Vergonha e analisa as formas pelas quais a vergonha é fabricada e explorada em diversos setores – de prisões e sistemas de segurança social a redes sociais – para fins coercitivos e comerciais.

Na visão da autora, uma intenção comum às “máquinas da vergonha” é a transferência da responsabilidade sobre os problemas sociais das instituições para os indivíduos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo