Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Com 2 álbuns lançados em 2021, Vanessa Moreno é a nova estrela da MPB

Cantora, que compõe com refinamento, tem som e ritmo, exala brasilidade e é a expressão musical dos novos tempos

Foto: Dini/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Ela já vinha se destacando. Foi por dois anos seguidos (2017 e 2018) vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora. Com a pandemia, seguiu, como a maioria, o caminho das lives, com apresentações que ratificavam seu talento crescente.

Em maio deste ano, lançou o segundo álbum só dela. Neste mês de dezembro, apresentou o seu quarto disco com formação em duo que, segundo afirma, traz mais possibilidades para sua voz e de quem está a acompanhando como instrumentista.

No total, são seis discos em que a paulista Vanessa Moreno se revela como uma grande cantora, afinada e de personalidade. A voz mostra-se harmoniosa e com domínio do ritmo. Exala brasilidade. Além disso, compõe com refinamento em letra e melodia.

Há poucos dias, a cantora lançou o álbum Yatra-tá com Salomão Soares ao piano. Eles já tinham gravado um disco em duo em 2019 – nos anos de 2013 e 2016 o trabalho em duo foi com baixista o Fi Maróstica.

A faixa-título Yatra-tá, uma composição instrumental de Tania Maria, abre o álbum de Vanessa Moreno e Salomão Soares. A cantora reproduz sons com a voz – faz com doçura, ritmo e precisão. É uma característica em todo seu trabalho.

Destaque neste trabalho a faixa Mistérios (Joyce Moreno e Mauricio Maestro), com bela convergência de voz e piano. É um disco de intérprete com alguns clássicos, como A vida do Viajante (Hervé Cordovil e Luiz Gonzaga) e Para Lennon e McCartney (Fernando Brant, Lô Borges e Marcio Borges). Participam do disco Mônica Salmaso e Renato Braz.

Em maio deste ano, Vanessa Moreno havia lançado seu segundo disco solo – o primeiro foi Em Movimento de 2017. O disco é ela na voz e no violão e tem o nome de Sentido. Vanessa fez os arranjos e a produção musical.

São onze faixas, sendo sete de sua autoria. Vanessa é uma inspirada compositora, inclusive de música instrumental – o disco abre e fecha com músicas instrumentais assinadas pela cantora.

Todas as suas outras composições gravadas no disco chamam a atenção pela desenvoltura em lidar com diferentes temas.

Vanessa Moreno é uma versátil cantora, compositora e instrumentista. Nos vídeos que fez para a internet durante a pandemia, usava objetos caseiros para extrair sons percussivos. Na rede social, ela se apresenta como uma arteira feliz – pode-se ler que ela joga bem nas artes e prospera.

É uma artista desses novos tempos. Seu trabalho tem fluidez. Traz novos ares à música. Vanessa Moreno termina 2021 como a nova estrela da MPB.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo