Cultura

assine e leia

A lenta volta do público

Quando a pandemia fechou tudo, as pessoas manifestaram o desejo de retomar as atividades culturais ao vivo. Mas, desde então, o online se impôs

Consumo remoto. Entre os ouvidos pelo Datafolha e pelo Itaú Cultural, 62% disseram ter diminuído a frequência a teatros, shows, cinemas e museus - Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Impressões são impressões. Dados são dados. Embora todos saibamos disso, o cotejamento das percepções com evidências é, não raro, prejudicado pelas certezas preestabelecidas e pela falta de indicadores confiáveis.

No caso da cultura, especificamente, a transformação do ministério em uma secretaria subordinada ao Ministério do Turismo, em 2019, e a desarticulação do governo federal com estados e municípios tornaram ainda mais escassas a sistematização de dados e a organização de políticas de enfrentamento dos efeitos da pandemia sobre o setor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo