CartaExpressa
Zelensky teme que atenção internacional se desvie da Ucrânia: ‘Isso terá consequências’
O presidente ucraniano também acusou a Rússia de apoiar os ataques realizados pelo Hamas contra Israel


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de apoiar os ataques realizados pelo Hamas contra Israel, acreditando que a nova guerra desviará a atenção internacional do que ocorre na Ucrânia.
As declarações foram concedidas em uma entrevista ao canal de televisão France 2 divulgada na tarde desta terça-feira 10.
“Estamos certos de que a a Rússia dá o seu apoio, de uma forma ou de outra, às operações realizadas pelo Hamas”, declarou Zelensky, citando supostas informações nessa direção. “A crise atual testemunha o fato de que a Rússia realmente procura realizar ações de desestabilização por todo o mundo.”
Ele também expressou incômodo por ver a comunidade internacional virar as costas para a Ucrânia a partir da “tragédia” a atingir Israel.
“Eu não gostaria de comparar. Uma guerra terrível está ocorrendo em nosso país. Em Israel, muitas pessoas perderam seus entes queridos. As tragédias são diferentes, mas as duas são imensas”, prosseguiu. No entanto, ele alertou que “a atenção internacional corre o risco de se desviar da Ucrânia, e isso terá consequências”.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘ofensiva total’ e diz que Faixa de Gaza não será como antes
Por CartaCapital
Israel x Hamas: Em nome de Deus, parem essa guerra!
Por Atilla Kuş
O Irã está por trás do ataque do Hamas contra Israel?
Por Deutsche Welle