CartaExpressa
Zanin se declara impedido de julgar recurso de Bolsonaro contra multa do TSE
O Tribunal condenou o ex-presidente a pagar multa de R$ 70 mil após impulsionar irregularmente conteúdo contra Lula (PT), seu então adversário nas eleições; caso chegou ao Supremo nesta semana
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, se declarou impedido de analisar um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso de uma multa aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2022.
O TSE condenou Bolsonaro a pagar uma multa de 70 mil reais após impulsionar irregularmente conteúdo contra Lula (PT), seu então adversário nas eleições. Após a derrota, o ex-presidente recorreu ao Supremo Tribunal Federal em uma tentativa de reverter a multa.
Como Zanin, hoje ministro do Supremo, atuou nessa ação que gerou a multa, ainda como advogado de Lula, ele optou por declarar seu impedimento. A posição do ministro segue a previsão dos códigos Civil e Penal, que determinam que um juiz não pode analisar um caso em que atuou como advogado.
Durante o julgamento virtual, que teve início no dia 12, o relator do caso, o ministro Flávio Dino, negou o recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro, alegando que os argumentos apresentados ‘são insuficientes’ para modificar a decisão.
Até aqui, apenas Dino declarou seu voto no caso, em tramitação no plenário virtual. Os demais ministros da Primeira Turma têm até o dia 19 de abril para apresentar seus votos no sistema eletrônico da Corte.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em pesquisa da CNI, brasileiros escolhem a Saúde como principal prioridade para o governo Lula
Por CartaCapital
Governo Lula deve investir R$ 1 bilhão para repatriar cientistas e combater ‘fuga de cérebros’
Por Camila da Silva
Musk questiona indicação de Zanin ao STF feita por Lula: ‘advogado pessoal’
Por Caio César
Bolsonaro processa União por falas de Lula sobre sumiço de móveis do Alvorada
Por Gabriel Andrade



