CartaExpressa
Youtube remove vídeos negacionistas do canal de Bolsonaro
Conteúdos bloqueados traziam informações falsas sobre a Covid-19 e pregavam a cura da doença com o uso do ineficaz ‘tratamento precoce’


O Youtube removeu diversos vídeos com conteúdos negacionistas do canal oficial do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a plataforma, os vídeos bloqueados traziam ‘sérios riscos de danos significativos’ por disseminarem informações falsas sobre a Covid-19 e o uso de medicamentos do ineficaz ‘kit covid’.
Em nota, a rede social não informou quantos vídeos foram retirados e se limitou a dizer que os conteúdos violam as regras da plataforma.
Outros vídeos do canal oficial de Jair Bolsonaro já haviam sido removidos pelo Youtube neste ano por violarem a mesma regra. As políticas da rede social preveem que o canal seja retirado do ar se tiver três violações em 90 dias. O canal do presidente, no entanto, segue ativo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.